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O que é greenwashing?

O termo “greenwashing” em inglês é traduzido de diversas formas no Brasil, mas é mais comum chamá-lo de “banho verde” ou “lavagem verde”

A prática é definida por muitos profissionais como uma imagem pública de responsabilidade socioambiental divulgada por uma determinada empresa sem que ela de fato seja uma empresa sustentável.

A empresa vende como valor, ao lado do crescimento econômico, a preservação do meio ambiente, mas na prática não é bem assim.

Ou seja, uma empresa tem em um discurso ou coloca em uma embalagem de um produto que ela respeita o meio ambiente e têm práticas sustentáveis, mas, na verdade, ainda agride o meio ambiente e engana o consumidor a respeito disso.

Como surgiu o termo greenwashing?

O termo foi cunhado na década de 1990, após uma publicação em um artigo da revista New Scientist, que usou a expressão pela primeira vez como uma analogia ao “brainwashing”, ou lavagem cerebral.

A expressão surgiu por conta do greenwashing ser uma forma das empresas enganarem as pessoas, usando práticas e estratégias de marketing enganosas.

Como identificar a prática do greenwashing?

Veja algumas dicas de como identificar a “lavagem verde” nas empresas:

  • Como investidor 

Como investidor, a principal forma para evitar parcerias com empresas que fazem o greenwashing é buscar por informação e comprovação em dados sobre as afirmações que a empresa diz ter em relação às suas práticas sustentáveis.

Ou seja, antes de aplicar qualquer investimento em uma corporação, é importante averiguar a veracidade das suas certificações, entender quais são os relatórios e políticas de redução de danos.

As empresas que estão comprometidas com as mudanças para preservação do meio ambiente estão cada vez mais dispostas a serem transparentes e abrirem seus dados para investidores e consumidores.

Portanto, um fator decisivo para escolher entre investir ou não em uma companhia começa justamente por essa abertura e transparência  nos processos.

  • Como consumidor

O consumidor também pode fazer a seleção das empresas pelos mesmos critérios dos investidores, que é com base nos dados científicos e fontes confiáveis que comprovam que a empresa tem responsabilidade sustentável.

Para não cair em nenhuma propaganda enganosa, vale conferir se a empresa possui algum dos principais certificados ambientais utilizados no Brasil, que incluem:

As normas da ABNT NBR ISO 14021:2017 também são importantes, pois orientam sobre como deve ser a rotulagem e declarações ambientais mais adequadas. 

A empresa que apresenta essa certificação possui um sistema de gestão ambiental implementado em suas políticas internas. 

Conclusão

O greenwashing representa a ação de empresas que desejam agir com má-fé e enganar os consumidores sobre suas reais práticas e impactos ao meio ambiente.

A tradução “lavagem verde” ou até mesmo “maquiagem verde”, como alguns especialistas utilizam, representa essa tentativa de disfarçar a posição de uma organização em relação ao meio ambiente. Para isso, muitas geram selos, propagandas e um discurso de falsa sustentabilidade.

Além de ser danoso para o ecossistema, o greenwashing é também uma forma de  propaganda enganosa que mancha a credibilidade da empresa e afeta o relacionamento com clientes e investidores.

Nós sempre cuidamos de nossos clientes com seriedade

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